• C.E.F.K.

Dia de que?


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Em 28 de abril comemorou-se o dia da Educação. Será que temos o que festejar?

O atual Ministro da Educação, Abraham Weintraub, estuda descentralizar investimentos em faculdades de filosofia e sociologia (humanas). Alunos já matriculados não serão afetados. O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária engenharia e medicina.

Está em jogo o extermínio do princípio liberal da igualdade de oportunidades e da recompensa pelo esforço e pelo mérito, ou ainda daquilo a que se refere Michel Foucault quando trata do poder sobre a vida centrado no corpo: “no seu adestramento, na ampliação de suas aptidões, na extorsão de suas forças, no crescimento paralelo de sua utilidade e docilidade, na sua integração em sistemas de controle eficazes e econômicos”.

O projeto consiste em formar pessoas úteis e dóceis, ou em formar até certo ponto e apenas em certas áreas. Assim, dentre as habilidades e competências esperadas dos jovens, não são admitidos saberes que coloquem em primeiro plano análise, reflexão, crítica e imaginação.

É o caso de continuar suspeitando de que somos e sempre fomos muito mais coloniais que liberais.

Para maior reflexão sobre esta temática, sugiro a leitura da crônica "Dia do que?" de Marina Colasanti (https://www.marinacolasanti.com/2019/05/dia-do-que.html?m=1), nela visualizamos este preocupante cenário e a análise de declarações recentes do governo em relação ao tema.

Boa leitura!


Referência: https://www.webradiocultura.com.br/noticia/114029/por-que-os-obscurantistas-nao-querem-a-filosofia-no-ensino-medio


Arquivo Pessoal


Aline Spíndola

Professora feminista de Português, Literatura e Redação.

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